Magnanimidade! Trata-se de uma virtude muito necessária. Magnânima é uma pessoa de alma grande, ideais nobres e elevados, que empreende grandes coisas porque tem um coração grande.
A magnanimidade é filha da fortaleza e nos eleva, não só a ter ideais grandes, mas também, a fazer tudo por conquistá-los. É o primeiro e mais nobre ideal que deveríamos ter é a santidade, uma realidade grande para nós que somos tão pequenos e, contudo, prometida a nós, pequenos do nosso Pai do céu.
Um jovem magnânimo não quererá “ficar” com uma moça, mas quererá entregar-se totalmente a ela um dia no sacramento do matrimonio; Uma jovem magnânima não estará sempre preocupada em parecer bonita, mas principalmente de levar dentro de si os adornos da graça e da virtude; Um trabalhador magnânimo não se preocupará em cumprir bem o seu trabalho, mas inclusive usará o gênio natural que tem para fazer com que a empresa cresça cada vez mais; Uma mãe de família magnânima fará da sua casa o lar mais acolhedor do mundo; Os esposos magnânimos aceitarão os desafios do matrimônio segundo o plano de Deus e a doutrina da Igreja. Não se pode viver sempre preocupado com o que os outros pensarão, francamente, há coisas mais importantes na vida.
Convido você, a não olhar tanto rumo ao passado, mas pelo menos, faça algo grande no presente, algo grande que seja pequeno de acordo com a pequenez humana, mas algo pequeno que seja grande com a grandeza do amor de Deus.
Pe. Antônio Vander da Silva
Pároco