No próximo sábado, 19 de julho, será concluída a terceira e última etapa da Pós-graduação/Especialização em Liturgia promovida pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Campus Pio XI (São Paulo).
Esta será a primeira turma de pós-graduados em Liturgia, no Brasil. O curso conta com a presença de 38 agentes de pastoral entre padres, diáconos, religiosas e leigos, provenientes das cinco regiões do Brasil. Dentre os pós-graduandos, está o seminarista de Teologia da Diocese de Criciúma, Maxssuél Mendonça.
O curso tem o objetivo de capacitar liturgistas que sejam, ao mesmo tempo, formadores preparados para o aprofundamento, a prática e a transmissão da visão teológica, mistagógica e pastoral da liturgia na perspectiva do Concílio Vaticano II.
A duração foi de três anos, totalizando 400 horas-aulas presenciais, sempre no mês de julho, com dedicação exclusiva e elaboração de um trabalho monográfico. No terceiro módulo, houve a assessoria de 12 professores liturgistas, entre assessores da CNBB e os bispos dom Manoel João Francisco (diocese de Cornélio Procópio – PR) e dom Edmar Peron (auxiliar da arquidiocese de São Paulo).
Às vésperas da conclusão, a primeira turma manifestou gratidão ao corpo docente, à coordenação e o apoio da CNBB. “Desejamos que o Centro de Liturgia continue capacitando novos liturgistas e formadores para a Igreja do Brasil”, disseram.
Fonte: CNBB