Abóbora: Em caso de prostatismo, fazer decocção de 10 gramas de sementes em 100ml de água, deixando ferver durante 15 minutos. Tomar 3 xícaras pequenas ao dia.
Abóbora-Moranga: Consumo diário de um punhado de sementes de abóbora-moranga. Têm-se mostrado eficaz para reduzir os sintomas do aumento da próstata. (Micção noturna, urgência urinária, frequência urinária aumentada.
Alfafa: O consumo desta planta ajuda a combater a hipertrofia da próstata.
Cebola: Em caso de prostatismo, mascerar durante uma semana, meio quilo de cebola bem triturada em um litro de vinho branco seco, depois coar com um pano e adicionar 100 gramas de mel. Tomar dois cálices ao dia.
Mel: O consumo deste alimento ajuda a combater a hipertrofia da próstata.
Melancia: É uma fruta considerada útil em caso de doença de próstata.
Nabo: O chá feito das folhas do nabo comprido ajuda a combater os tumores da próstata e o prostatismo.
Pólen: Tem ação eficaz contra a hipertrofia da próstata. Pêra: Em caso de prostatismo recomenda-se amplo consumo desta fruta.
Tomate: De acordo com estudos desenvolvidos pela Harvard School of Public Heath e pela American Health Foundation, o tomate pode ajudar na prevenção de tumores do tubo digestivo e também, principalmente da próstata.
Fonte: Gonçalves, Paulo Eiró
Alimentos que curam – TBRASA 1996
Pitanga
Tratamento Alternativo para Próstata
1. Aplicar barro com cipó-mil-homens durante 15 dias, deixar a compressa pelo menos 2 horas.
2. Tomar chá de pitanga por 25 dias.
Usar simultaneamente com o chá de pitanga, não precisa ser no mesmo horário, um outro chá diurético que pode ser usado: cavalinha, espinheira santa ou quebra-pedra.
Fonte: Jaime Bruning