Igreja São Braz

Foto: Ecos Fotografias

A capela de Vargem Grande tem 94 anos de história. Começou em 1916 com a vinda das famílias Fontanella e Della Justina. O tempo passou e a comunidade foi crescendo, e nela morava uma senhora chamada Nina Perina que ao chegar do trabalho na roça, encontrou sua filhinha chorando com a boca queimada com soda Cáustica. Nesse momento a mãe desesperada prometeu que se sua filha ficasse bem ela então construiria um palanque com a imagem de São Braz.

E assim ela o fez, com o tempo as famílias começaram a se reunir ao ar livre para rezar em baixo do palanque. As famílias ao verem que a devoção a São Braz era grande, resolveram então construir a primeira igreja com tijolos de barro feitos e secados por eles mesmos.

A imagem de São Braz também foi feita pelos próprios moradores. A capela começou a realizar missas de seis em seis meses, o padre se deslocava da cidade de Orleans a cavalo.

Então no ano de 1965 foi inaugurada a atual capela, onde muitas famílias contribuíram para que isso se concretizasse entre elas: Della Justina, Fontanella, Beltrame, Bratti, Destro, Bett, Coan, Bágio e Benincá.

Hoje a capela conta com vinte e três famílias. Nosso maior desafio é fazer com que as famílias participem mais da vida em igreja. Os últimos sete anos houve reformas, melhoramentos, e novas lideranças. Sonhos são muitos, mais temos certeza que unidos vamos longe!