Logo
Transmissão Assista Ao Vivo
História e Fé

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Rio do Rastro — Lauro Müller
Igreja Nossa Senhora de Lourdes

A Origem do Nome "Rio do Rastro"

Existe uma história popular na região sobre como o lugar foi batizado. Dizem os antigos que um tropeiro saiu à procura de uma vaca perdida e, ao encontrar os rastros do animal próximo às margens de um rio, deu ao local o nome de Rio do Rastro. Com o tempo, a imponente serra acima acabou herdando o mesmo nome.

O Legado de Amélia Benedet Fernandes

A importância da Dona Amélia para a comunidade é tão grande que, em 2009, o governo municipal oficializou o nome dela para o Centro Comunitário da localidade (Lei nº 1.608/2009). Ela é lembrada não apenas por descobrir a cachoeira, mas por ser a guardiã da fé no local, tendo impulsionado a criação da gruta que se tornou um ponto de peregrinação.

A Gruta como Refúgio e Turismo

Abertura (1944): A gruta foi aberta em um período em que a estrada da Serra ainda era muito precária (a pavimentação asfáltica só viria décadas depois). Ela servia como um ponto de parada e oração para quem se aventurava na subida ou descida da Serra.

Dualidade de Padroeiras: O local é dedicado tanto a Nossa Senhora de Lourdes quanto a Santa Bernadete. Isso é uma referência direta às aparições de Lourdes na França, onde a jovem Bernadete viu a Santa em uma gruta.

A Construção da Capela (1975)

Antes de 1975, as missas e orações aconteciam de forma mais improvisada ou na própria gruta. A construção da capela em alvenaria marcou a fixação definitiva da comunidade, que cresceu muito com a agricultura familiar e, posteriormente, com o suporte ao turismo da Serra.

Conselho Pastoral (CPC)

Coordenador

Claudemar Bett

(48) 99173-9050

Secretária

Cleuza Crocetta

(48) 98860-8016

Tesoureiro

Rogério Citadin Fontanella

(48) 98832-0880

Nossa Senhora de Lourdes
Padroeiro(a)

Nossa Senhora de Lourdes

Dia do Padroeiro

11 de fevereiro

Localização

Rio do Rastro

Compartilhar História