A Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller, iniciará no próximo sábado 4 de março, as comemorações do Ano Jubilar em alusão aos 70 anos de fundação da paróquia. A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, dará inicio as atividades comemorativas. Representantes das 28 comunidades eclesiais da paróquia participarão da celebração eucarística que acontecerá às 19h na igreja matriz.
Segundo o Pároco, Pe. Valmor Boeger, até a festa da Padroeira, dia 15 de agosto, haverá diversas promoções e atividades religiosas que farão parte do calendário de eventos do Ano Jubilar.
História
Conforme os registros do Livro Tombo, Lauro Müller, inicialmente chamada Minas, dependia religiosamente da paróquia de Tubarão. Os padres daquela paróquia vinham a esta localidade para administrar o sacramento do batismo e atender aos doentes. Não havendo capela o povo era reunido no assim chamado Barracão onde era a oficina da Companhia de Mineração Barro Branco, hoje Posto Chaminé. Em 1919 foi celebrada a 1ª missa, e administrado o sacramento da Crisma por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo de Florianópolis.
Em outubro de 1922, dois padres missionários Pe. Martinho e Pe. Antonio Morais levantaram numa colina defronte da vila operária uma grande Cruz, onde o povo se reunia aos domingos e dias santos para fazer, em comum as devoções.
A primeira imagem venerada foi um quadro do Imaculado Coração de Maria, oferecida pela Senhora Marta Veterli, esposa do Senhor Walter Veterli, gerente da Companhia em Lauro Müller. Esta imagem passou a ser a padroeira e ocupou lugar de honra na casa paroquial.
A própria Companhia vendo a necessidade da instrução religiosa dos operários, iniciou uma campanha para construir uma nova capela, apresentando uma planta elaborada pelo próprio Henrique Lage, proprietário dos terrenos da mineração carbonífera. No ano de 1923 tiveram início os trabalhos da construção da nova capela.
Em 1945 a obra foi concluída e no ano seguinte foram adquiridos e bentos os 3 novos atuais sinos pelo Pe. Paulo Hobold. Neste mesmo ano o pintor Nicolau Klinger foi contratado para decorar a nova casa de Deus. Pe. Paulo Hobold, Vigário Paroquial de Orleans, foi encarregado para adquirir as novas imagens, paramentos, vasos sagrados e tudo o que fosse necessário para a nova igreja. Foram adquiridas as imagens Imaculado Coração de Maria, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, São João Evangelista e São José.
A mesma foi demolida em 1973 para a construção da atual Igreja Matriz. No dia 17 de janeiro de 1947 Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo de Florianópolis, assinou decreto criando a Paróquia Imaculado Coração de Maria de Lauro Muller, desmembrada de Orleans. No dia 18 de janeiro de 1947, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, por mercê de Deus e da Sé Apostólica assina a Provisão nomeando Monsenhor Bernardo Peters, Pároco da Paróquia recém criada de Lauro Müller.