Informativo da Diocese de Criciúma

X Pastoral Social avalia Seminário

Dia 21, a coordenação da Pastoral Social esteve reunida para avaliar o Seminário Diocesano, realizado no dia 03 e 04 de julho. A partir do seminário serão feitos os encaminhamentos das atividades para 2011.

X Cursilho estuda caminhada

Aconteceu sábado, 21, a reunião Diocesana do Movimento de Cursilho, no auditório do Colégio Michel, em Criciúma. A reunião contou com a presença do Coordenador Regional do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Murito Ternes, do assessor eclesiástico Pe Ângelo Galato e dos padres Agenor Pedroso e Pe Antônio Mendes. O momento reuniu cerca de 120 pessoas de várias paróquias da diocese, com o objetivo de dar continuidade ao projeto de celebração dos 50 anos do MCC no Brasil,o qual está programado para 2011. Além do estudo, houve uma confraternização, repasses de informações e de compromissos. O encontro foi encerrado com uma Missa na paróquia São Paulo Apóstolo, celebrada por Pe Galato e com celebrada por Pe Agenor.

X Reunião articula participação da diocese no Interdiocesano

Sábado, dia 21, representantes das coordenações dos Grupos de Famílias reuniram-se na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Pinheirinho para articular a participação da diocese no II Interdiocesano dos Grupos de Famílias/Reflexão e Cebs. O encontro acontecerá dia 12 de setembro, no Ginásio de Esportes Rogacionistas, no bairro Pinheirinho em Criciúma. Na oportunidade, foram feitos os encaminhamentos dos serviços para o encontro e elaborada uma carta de motivação para as paróquias.

X Coordenação de Liturgia programa assembleia

A coordenação diocesana de Liturgia esteve reunida no dia 21, para partilhar e avaliar o curso diocesano sobre Espiritualidade Litúrgica, realizado em meados de julho. Na oportunidade, a coordenação refletiu sobre a Assembleia Diocesana de Liturgia, a realizar-se no dia 30 de outubro, das 08h30min às 17 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Pinheirinho em Criciúma. A assembléia refletirá a Espiritualidade Litúrgica (paróquias e comunidades), fará avaliação das atividades deste ano e elaboração do cronograma para 2011.

X Mais de 6 mil pessoas participam de Louvor Diocesano

Aconteceu no último domingo, 22, o tradicional Louvor Diocesano, promovido pelo Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) de Criciúma, reunindo cerca de 6 mil pessoas. O evento teve início com a reflexão do tema “Derramarei o meu espírito” (Atos 2, 17). Durante todo o dia os fiéis foram animados pela banda Missão Ceremonya, de São Paulo, que também realizou show no sábado, no mesmo local. Vicente Gomes, coordenador Diocesano de Goiânia, foi quem ministrou os momentos de pregação. O dia de louvor encerrou com a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, pelo assessor da RCC, padre Antônio Madeira e por padres diocesanos de Criciúma.

X  Reuniões dos Conselhos Comarcais

Durante esta semana quatro comarcas estiveram reunidas. Na terça-feira, 24, a Comarca de Araranguá reuniu-se em Jacinto Machado, onde foi realizada avaliação dos estudos diocesanos e comarcais, motivação para o Interdiocesano e comunicações. Quarta-feira, dia 25, as Comarcas de Nova Veneza e Criciúma estiveram reunidas em Siderópolis e Próspera, respectivamente. Houve avaliação dos estudos diocesanos e comarcais, motivação para o Interdiocesano, partilha e comunicações. Destaque na Comarca de Nova Veneza, para a reflexão sobre a Semana da Família, onde as paróquias expuseram as atividades realizadas. O município de Siderópolis aderiu a Semana da Família após aprovação do tema na Câmara de Vereadores. Ontem, 26, a Comarca de Meleiro esteve reunida em Timbé do Sul. Em pauta: a avaliação dos estudos diocesanos e comarcais, motivação para o Interdiocesano, reflexão sobre o processo de atualização do Plano Diocesano de Pastoral.

X Encontro reúne padres novos

Aconteceu ontem, 26, em Morro dos Conventos, Araranguá, o encontro dos padres com até cinco anos de ordenação. O encontro foi conduzido por Dom Jacinto Inácio Flach, onde foi refletida a espiritualidade do padre. Após, o estudo houve partilha da caminhada.

X Ordenação Diaconal

As famílias Cadorin e Sávio e a Diocese de Criciúma convidam o povo de Deus para a Solene Celebração Eucarística, na qual, será ordenado Diácono, o seminarista Joel Sávio, no dia 27 de agosto, às 19h30min, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga.